Enviar E-mail Ir para página do Facebook da Consinco Ir para página do LinkedIn da Consinco

TURMA DA ÁRVORE FARÁ PLANTIO DE 3 MILHÕES DE MUDAS NO BRASIL

,

0   /   Compartilhar:    

Turma da Árvore fará plantio de 3 milhões de mudas no Brasil

Iniciativa promove primeira expedição de voluntários em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo

Projeto criado pelas empresas UpWiki e NDDigital e patrocinado pela Consinco abre a possibilidade de qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, plantar uma árvore

Uma equipe de voluntários formada por engenheiros, técnicos agrícolas e empresários iniciou neste sábado, 30 de junho, a primeira expedição da Turma da Árvore. A iniciativa prevê o reconhecimento de área e a plantação simbólica de 200 mudas de espécies nativas em quatro estados brasileiros. O projeto foi idealizado pelas empresas de tecnologia UpWiki e NDD e tem o patrocínio da Consinco, a maior desenvolvedora de sistemas de gestão para redes de varejo e autosserviço alimentar do País.

Nesta primeira ação, a equipe partiu do Vale do Itajaí em Blumenau, Santa Catarina, e passa por São Paulo (SP), Mariana (MG), Colatina (ES), Belo Horizonte (MG) e Araraquara (SP). Do dia 30 de junho ao dia 8 de julho uma equipe de 20 pessoas percorrerá aproximadamente 4 mil km com paradas para explorar cada região, realizar o plantio das árvores e identificá-las com plaquinhas personalizadas.

Nos dias 2 e 3 de julho, os voluntários passarão pela região do Vale do Rio Doce, em Mariana, Minas Gerais, área afetada pelo rompimento da barragem de Fundão que aconteceu em novembro de 2015. Quase 3 anos depois, a população ainda sente os efeitos do maior desastre ambiental do Brasil que provocou o deslizamento de um grande volume de rejeitos de minério de ferro ao longo de 650 km até a foz do Rio Doce, no encontro com o Oceano Atlântico.

O projeto

A base do projeto Turma da Árvore é estimular a conscientização ambiental por meio de uma plataforma tecnológica de geolocalização. O sistema permite a qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, adotar uma muda e acompanhar seu crescimento. Associada ao projeto GreenCarbon, a Turma da Árvore possui uma estrutura própria de viveiros, fazendas, equipamentos e equipe técnica para garantir o manejo necessário para que as árvores se desenvolvam por no mínimo oito anos. Quando o usuário fizer a adoção via plataforma, a árvore poderá ser plantada em uma das regiões indicadas no site. Na fase inicial, a Turma da Árvore já conta com 3 milhões de mudas disponíveis em um viveiro localizado em Lages, cidade serrana de Santa Catarina.

Para o executivo Flávio Barros, presidente da Consinco, a plataforma desenvolvida pela Turma da Árvore deve ser uma grande aliada do desenvolvimento sustentável. “Uma das propostas do projeto é facilitar o acesso das pessoas a uma iniciativa que promove a conservação dos ecossistemas”, afirma Barros.

Para adotar uma muda via plataforma da Turma da Árvore, o interessado paga uma mensalidade de R$ 8, por um período mínimo de 6 meses, o tempo necessário para que a muda esteja pronta para ser plantada. “Além de fazer a adoção, é possível ser apoiador do projeto, com a garantia de acessar conteúdos didáticos que serão disponibilizados futuramente”, explica Alessander Comandolli, presidente da NDD.

O projeto Turma da Árvore está alinhado às propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) para neutralizar as emissões de carbono e mitigar os impactos ambientais. Corrigir as mudanças climáticas é uma das metas extraordinárias assinadas por 193 países, entre eles o Brasil, em 2015, na sede da ONU, em Nova York. A proposta ficou conhecida como “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Para saber mais sobre a Turma da Árvore e suas próximas ações, acesse o site: http://www.turmadaarvore.com.br/

 

0   /   Compartilhar:    

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *