Enviar E-mail

WMS: por que você precisa dele agora

2019-02-15T18:03:59+00:00Por |Soluções|

O uso do omnichannel exige que as operações logísticas nos centros de distribuição dos supermercados sejam mais rápidas e precisas. O sistema WMS proporciona isso, com a vantagem adicional de reduzir custos

A disseminação do omnichannel, que integra o online e o offline, exige uma atenção especial na área de logística, responsável por uma fatia relevante das despesas operacionais. Em depósitos, armazéns e grandes centros de distribuição (CDs), torna-se cada vez mais importante armazenar, separar e despachar produtos de forma precisa, ágil e a custos reduzidos.

Para enfrentar esse desafio, o varejista de supermercados conta com o WMS (Warehouse Management System). Esse sistema de gestão permite aprimorar as atividades operacionais (fluxo de materiais) e administrativas (fluxo de informações) no processo de armazenagem, otimizando a eficiência da operação e a rentabilidade dos negócios.

O uso do WMS eleva a precisão das informações de estoque, a velocidade e qualidade das operações do CD e a produtividade do pessoal e dos equipamentos de movimentação e estocagem. O sistema proporciona esses resultados graças a novas tecnologias de informação em hardware e software.

A Consinco oferece, nessa área, uma solução que se beneficia de melhorias contínuas desenvolvidas ao longo de mais de duas décadas. Já presente em diversas empresas de atacado e varejo, o Consinco WMS integra-se à maioria dos ERPs e tem funcionalidades especiais de parametrização que aperfeiçoam o desempenho e garantem a segurança das operações. Diferentemente de sistemas de concorrentes, que restringem formas de recebimento de mercadorias, ele oferece o maior leque de opções do mercado para o tratamento dos produtos.

Outra solução ligada a esse setor disponibilizada pela empresa, em parceria com a italiana Divalor, é o Consinco Voice Picking, que aumenta a eficiência do trabalho de separar produtos nos CDs. Usando apenas comandos de voz, o operador movimenta rapidamente as mercadorias, num processo cuja produtividade é 60% maior do que os outros métodos de separação.

O investimento no Consinco Voice Picking é baixo: envolve smartphones simples com sistema Android e fones de ouvido. O treinamento do operador pode ser feito em poucas horas. Além de proporcionar maior controle e gestão das atividades e maior segurança, o emprego dessa solução significa um número menor de operadores e uma redução drástica de erros de separação.